quarta-feira, 7 de julho de 2010

O jeitinho brasileiro de Sara

A esposa do famoso pai da fé, Abrãao, talvez tivesse sua origem no país dos Tupiniquins.

Abrãao foi chamado por Deus para cumprir uma grande missão: sair de sua terra e ir para outra ainda desconhecida mas que no decorrer do trajeto lhe seria revelada. Como sua esposa, Sara o acompanhou mas sempre com certa amargura em seu coração visto que não conseguia ter filhos.

Quando chamou Abrãao, Deus o deu também a promessa de que seria pai de uma nação, mas os anos passavam, quilômetros eram percorridos e nada da promessa ser cumprida.

Desconfiando de que Deus não cumpriria sua promessa, Sara decide resolver as coisas do seu jeito: oferece sua serva Hagar para que seu marido tenha com ela um filho.
Abrãao, por sua vez, não discute e assim o faz gerando, então, Ismael.

Posteriormente, Deus aparece a Abrãao e reafirma que ele será pai de uma nação e que na primavera seguinte Sara dará a luz um menino, mas quando Sara ouve a conversa de dentro da tenda, tira sarro já que ambos estão com idade avançada.

Dito e feito, no ano seguinte nasce Isaque, o filho da promessa.

- Quantas vezes esquecemo-nos do que Deus nos promete?

- Quantas vezes achamos que Deus precisa de uma “ajudinha” e resolvemos dá-la do nosso jeito e no nosso tempo?

Como é perigoso tentarmos dar uma ajudinha para Deus e fazermos as coisas do nosso jeito! O nascimento de Ismael e Isaque deu origem a grande guerra que se perdura até os dias de hoje.

Talvez se Sara não tivesse sido tão ansiosa e não tivesse tido a “brilhante idéia” de oferecer sua serva para seu marido, muitas coisas hoje em dia seriam diferentes. Contudo, com certeza Sara não tinha noção do dano que causaria ao tomar a situação em suas mãos e buscar uma solução do seu modo, e com isso nos deixou de herança grandes lições.

Primeiramente que Deus é Deus e não precisa de ajuda! Nosso dedinhos não precisam auxiliar o desenrolar da história. Na verdade, fica claro que quando tentamos ajudar o Senhor de todas as coisas, acabamos só atrapalhando.

Além disso, a bíblia fala que Deus não se esquece de suas promessas. E como se tudo isso não fosse suficiente, Ele sabe o tempo exato de cumpri-las. Nem antes e nem depois. No momento certo.

Entretanto, tão importante quanto o cumprimento da promessa ou o tempo que isso levará é a lição aprendida e o tratamento recebido.
Com certeza Deus se preocupa muito mais com o caminho percorrido para chegar ao objetivo o qual trará aprendizado do que simplesmente dar-nos o que nosso coração anseia.

Deus não faz nada sem propósito. Ele é Deus.

><> É Deus quem faz o nosso caminho perfeito (Sl. 28:32). Esperemos e fortaleçamo-nos nEle e, então, Ele cumprirá o que prometeu (Sl. 27.14).

Um comentário: